Fontes de Financiamento

O NPGA recebe bolsas de estudos de diferentes agências: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia).
 
Atualmente o Mestrado Acadêmico possui 4 (quatro) bolsas da CAPES e 5 (cinco) bolsas do CNPq. O Doutorado possui 15 (quinze) bolsas da CAPES e 9 (nove) bolsas do CNPq. O número de bolsas pode variar ao longo do tempo em função da demanda ou por restrições dos órgãos de fomento. Os alunos do doutorado contam com bolsas para realização de doutorado sanduíche no Brasil ou no Exterior, sendo a disponibilidade também variável.
 
O NPGA possui atualmente 2 (duas) bolsas de Pós-doutorado CAPES/PNPD, além de bolsas de Produtividade em Pesquisa ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.
 
Contamos ainda com bolsas de iniciação científica, destinadas à participação de alunos da graduação, ligadas aos projetos de pesquisas dos professores permanentes. Tais bolsas são financiadas pela própria UFBA ou pelo CNPq.
 
Além das bolsas de estudos, alguns projetos de pesquisa recebem aportes da CAPES e do CNPq através de editais.
 
O NPGA recebe incentivo da CAPES e do CNPq para qualificação do seu corpo docente através das bolsas de Pós-doutorado no Brasil e no Exterior e da concessão de auxílio financeiro para a participação em eventos nacionais e internacionais.
Share