Doutoranda participa de Missão Técnica em Finanças Sustentáveis

A Doutoranda do Núcleo de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia (NPGA/EAUFBA), Viviane Helena Torinelli, também pesquisadora do subgrupo de Finanças Climáticas do grupo de pesquisa GpS (Governança para Sustentabilidade e Gestão de Baixo Carbono), foi selecionada para integrar a “Missão Técnica sobre Finanças Verdes e Sustentáveis”, a ser realizada na Alemanha (Frankfurt), Bélgica (Bruxelas) e Luxemburgo. 
 
Trata-se de iniciativa do FiBraS- Finanças Brasileiras Sustentáveis, o projeto de cooperação técnica criado no âmbito da parceria entre os Governos do Brasil e da Alemanha. Seu objetivo é melhorar as condições do mercado brasileiro para potencializar e alavancar as finanças verdes no Brasil. 
 
A missão em questão objetiva: a) Intercâmbio e sensibilização sobre a importância, os papéis, as necessidades e as demandas de diferentes agentes do mercado financeiro na temática; b)
Conhecer e se conectar com boas práticas internacionais; c) Entender os principais desafios e estratégias para superá-los.
 
Durante a última semana de maio de 2020, a doutoranda em missão visitará instituições reguladoras, supervisoras, Ministérios, bancos públicos e privados, instituições acadêmicas, bolsas de valores e redes europeias, na Alemanha, Bélgica e Luxemburgo. 
 
A tese da doutoranda versa sobre finanças sustentáveis na perspectiva dos bancos centrais como investidores das reservas internacionais. Essa missão permitirá incrementar significativamente o conhecimento sobre o mercado de Finanças Sustentáveis, seus riscos e oportunidades, e respectivas alternativas para mitigação e maximização.
 
Como parte do GpS, Viviane é também membro da Câmara de Inovação para Sustentabilidade do Painel Técnico-Científico de Mudança do Clima, da Cidade de Salvador. A disseminação local dos conhecimentos aprendidos nessa missão pode facilitar a compreensão e o vínculo de projetos sustentáveis locais com os devidos recursos financeiros. 

 

Imagem: 
Share