Conferências-Debate com o Prof. Jean-Louis Laville na UFBA

A Escola de Administração da UFBA, através do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA/UFBA) e do Centro Interdisciplinar de Apoio à Gestão Social (CIAGS/UFBA) promovem:

Conferências-Debate com o Prof. Jean-Louis Laville na UFBA

Jean-Louis Laville é Professor do CNAM (Conservatoire des Arts et Métiers) de Paris e pesquisador associado do Collège d´Études Mondiales/Maison des Sciences de l’Homme também em Paris/França. É autor de algumas dezenas de livros nos campos da sociologia econômica e da sociologia política, envolvendo temas tais como: economia solidária, terceiro setor, associação, inovação social, movimentos sociais, emancipação e empresas sociais, entre outros. Em português já publicou Economia solidária – uma abordagem internacional (em co-autoria com Genauto França Filho), Ação pública e economia solidária – uma perspectiva internacional (em co-autoria com G. França Filho, P. Magnen e A. Medeiros), Dicionário internacional da outra economia (em co-autoria com A. Cattani, L.Gaiger e P. Hespanha) e A economia social e solidária – práticas, teorias e debate.

Conferência Debate I
Data: 01/10/2018 (Segunda-feira), às 14:30h
Local: Auditório da Escola de Administração – UFBA, 1º andar

A Relação entre Solidariedade e Economia: uma questão tão antiga quanto atual
Prof. Dr. Jean-Louis Laville
Moderação: Prof. Dr. Genauto C. de França Filho (NPGA/CIAGS/UFBA)

Há muito tempo temos o hábito de considerar que a economia se identifica exclusivamente com o capitalismo mercantil e que a solidariedade emana apenas do estado social. Tal clivagem do pensamento esquece a complexidade da relação entre economia e solidariedade na história. Em sendo a solidariedade moderna anterior ao estado social, torna-se hoje necessário o esforço de reapropriação de uma memória esquecida do associacionismo enquanto experiência de organizações e gestão, para melhor compreendermos os desafios aos quais estão confrontadas as sociedades contemporâneas.

Conferência Debate II
Data: 02/10/2018 (Terça-feira), às 18:30h
Local: Auditório da Escola de Administração – UFBA, 1º andar

Repensar a Emancipação: filosofia política, sociologia pragmática e epistemologias do sul
Prof. Dr. Jean-Louis Laville
Moderação: Prof. Genauto C. de França Filho (NPGA/CIAGS/UFBA)

A teoria crítica foi iniciada por Marx na metade do século XIX numa perspectiva de pensar a emancipação. Porém, ao longo do século XX, desde a primeira Escola de Frankfurt até Bourdieu, é a análise da alienação e da reprodução social que se impõem. A perspectiva de uma possível emancipação foi sendo distanciada. Contudo, não seria possível repensá-la a partir de novos princípios epistemológicos e metodológicos? Essa é a questão posta quando examinamos os aportes da segunda Escola de Frankfurt, da sociologia pragmática e das epistemologias do sul. A hipótese colocada a partir do exemplo da economia solidária é o de uma complementaridade entre essas diferentes abordagens.