CDH-PRODEP faz parceria com o NPGA para viabilizar a 1ª turma de MPA para servidores da UFBA

A viabilização de um curso de mestrado profissional voltado aos servidores e a realização de ateliês pedagógicos para docentes são ações inéditas que marcam o atual Plano Anual de Capacitação dos Servidores (PAC/UFBA), elaborado pela Coordenação de Desenvolvimento Humano da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDH-PRODEP).

Pela primeira vez e em parceria com o Núcleo de Pós-Graduação da Escola de Administração (NPGA/UFBA), foi concebida uma proposta para a formação de uma turma de mestrado profissional, voltada aos servidores da UFBA.  Segundo a professora Gisélia, “a inciativa é um marco inédito na história da capacitação da Universidade e a expectativa é de que todas as 30 vagas oferecidas possam ser preenchidas pelo nosso pessoal”, disse ela.  O edital de seleção dessa turma do MPA foi lançado no último dia 06/08 e o processo seletivo está em andamento com resultado final previsto para o próximo dia 31/10.

Como o processo seletivo aos cursos de pós-graduação em Administração requer a aplicação de um teste elaborado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), contendo disciplinas específicas, o Núcleo de Capacitação da CDH montou cinco turmas de cursos preparatórios (Elaboração de Projetos, Inglês Instrumental, Português, Raciocínio Lógico, Quantitativo e Analítico), voltados aos servidores interessados em participar da seleção.  Os conteúdos foram ministrados num total de 100 horas, por  professores de várias áreas da UFBA e assistidos por 142 servidores, dentre eles, 95 submeteram-se à prova da ANPAD que foi aplicada no último dia 18/09, em Salvador.

De acordo com a professora, a oportunidade para esse nível de capacitação atende a uma reivindicação antiga da categoria e sua viabilização aconteceu como resultado do interesse em capacitar e qualificar pessoas, presente na atual gestão da UFBA.  Ela também destacou que o anseio por um mestrado exclusivo, já era antigo, mas foi preciso um grande esforço para adequar os recursos disponíveis na CDH/PRODEP aos parâmetros do colegiado do curso.